Papa Leite

Tipo  Tinto

Castas  Alicante Bouschet, Merlot e Cabernet Sauvignon

Ano  2018

Notas de Prova

Cor  Granada Opaco

Aroma  Geleia, compota, amora e ginja, com algumas nuances florais lembrando rosas

Sabor  Notas de madeira muito suaves, um final prolongado e persistente denotando uma boa integração na madeira e recordando os aromas

Grau  15% | Açucares redutores  1,5 g/l

pH  3,56 | Acidez total  5,9 g/l

Sugestão  Servir a uma temperatura de 14º- 18º C

No sentido de enaltecer todo o estágio em madeira, recomenda-se decantar

Ideal para acompanhar pratos estufados, tal como um ossobuco, ou pratos de forno como um arroz de pato.

Solo  Argiloso

Vindima  No dia 31 de Agosto, vindima manual, sendo a uva transportada em caixas de 10 kgs para evitar o seu esmagamento

Enologia  Fermentação alcoólica em cuba inoxidável durante três semanas, com temperatura de fermentação controlada a 24º C

Estágio  Após fermentação alcoólica e maloláctica, o vinho estagiou durante 1 ano e 8 meses em barricas novas de carvalho francês

Data de Engarrafamento  14 de Junho com rolha de cortiça - categoria flor

Número de Garrafas  8.380 de 0,75 l

Produtor  Filipe Barreiros Cardoso

Enólogo  António Madalena

Castas Selecionadas

ALICANTE BOUSCHET

 

Alicante Bouschet é uma casta do final do Séc. XIX, nascida em laboratório resultante do cruzamento das castas Grenache e Petit Bouschet, pela mão do botânico Francês Henri Bouschet, com o objectivo de criar uma uva de cor intensa, frutada, de fácil cultivo e altamente produtiva.

É uma das raríssimas castas tintureiras do mundo. A sua cor tinta não só está presente na pele, como também na polpa do bago de uva, conferindo assim aos vinhos produzidos uma cor mais intensa e escura.

Com grande história no mundo dos vinhos, especialmente marcada pela Lei Seca Americana, em que as uvas eram comercializadas em todo o país com um manual de instruções de como “não” transformar uva em vinho, nos finais do Séc XX perdeu terreno para outras castas internacionais mais elegantes.

Introduzida em Portugal, no inicio do Séc XX, foi no terroir alentejano, que a Alicante Bouschet encontrou as condições ideias para o seu desenvolvimento, Invernos frios e Verões quentes, solos profundos e ricos com recurso a água ao longo de todo o ciclo de crescimento. Muito utilizada em cortes nos vinhos desta região, dá origem a vinhos de excelente qualidade, com textura suave e cor atraente, conferindo-lhes ainda uma enorme capacidade de envelhecimento.

A altura em que é vindimada e a forma como estagia, influência os aromas que apresenta. Se for colhida prematuramente realça taninos agressivos e pouco apelativos; completamente madura, origina vinhos com uma cor escura que manifestam notas de fruta preta, compota, licor, ervas silvestres, com uma acidez crocante e de taninos robustos.

Quando estagiada em barrica de madeira sobressaem as notas de cacau, chocolate negro e especiarias exóticas e ainda pode desenvolver aromas de couro, caça e notas balsâmicas ao envelhecer.

Para harmonizar um vinho Alicante Bouschet as carnes vermelhas são a melhor opção, pois combinam com os taninos e acidez presentes no vinho.

MERLOT

 

Conhecida como sendo a cúmplice em crime da casta Cabernet Sauvignon, a Merlot está presente no blend dos melhores e mais aclamados vinhos do mundo.

Dizem os historiadores de vinhos, que o nome desta casta, originária da região de Bordéus, foi inspirado no melro, pássaro muito comum na região. Pela semelhança da cor das penas com o preto-azulado da uva madura e por os melros apreciarem bastante a doçura destas uvas numa fase de maturação avançada.

Os vinhos Merlot são apreciados pela textura macia e suave que apresentam. A leveza e a doçura que aporta aos vinhos ajuda a equilibrar a acidez e os taninos mais fortes das outras uvas. Produz vinhos redondos, com corpo e bem estruturados, cheios de fruta que podem ser bastante ricos e exuberantes.

Por ser uma casta tão apreciada em todo mundo e pela sua fácil adaptabilidade a diversos climas e terroirs, a Merlot é a segunda castas mais plantadas em todo o mundo.

Em climas mais quentes os vinhos apresentam aromas de fruta negra com toques de chocolate e poucos taninos, ao passo que em climas mais frios os vinhos costumam ser mais estruturados com maior presença de taninos e aromas de tabaco.

Com o amadurecimento em carvalho sobressaem notas de baunilha, ameixa, tabaco e café torrado.

Por ser um vinho fácil de beber, bebe-se bem sozinho ou a acompanhar comida, é o vinho perfeito para as noites de inverno. Combina bem com assados seja de carne vaca, porco, pato ou frango, é também uma excelente escolha para acompanhar com queijos, desde um camembert, um gruyère a um parmesão.

Evite beber um Merlot com peixe, folhas verdes cruas e comidas picantes.

Cabernet Sauvignon

 

A casta de vinho tinto mais famosa e mais plantada no mundo, nasceu de um cruzamento natural e surpreendente entre o Cabernet Franc e o Sauvignon Blanc, em Bordéus. Só em 1997 se fez esta descoberta, quando a Drª Carole Meredith fez o estudo do ADN das várias castas de uva, e descobriu que uma casta de uva branca (Sauvignon Blanc) conseguiu produzir uma uva tinta de grande qualidade, ficando o Cabernet Sauvignon conhecido como o Cabernet Selvagem.

Conhecido pelas fortes notas de pimento verde, pimenta preta e groselha, um Cabernet Sauvignon de qualidade elevada consegue ir ainda mais longe e atingir os aromas da madeira e diversas especiarias.

Esta casta é caracterizada e adorada pela sua alta concentração de sabores e capacidade de envelhecimento excecional. Corpulento, com taninas médio-altas e uma acidez média, o Cabernet Sauvignon é uma casta que concede aos seus vinhos um sabor rico e robusto. Ideal para acompanhar pratos mais arrojados como bifes e molhos apimentados, o Cabernet Sauvigon foi considerado recentemente, através de um estudo científico, como um eficaz limpador de palato, pois tem a capacidade de eliminar gorduras e proteínas que se acumulam na língua.

Hoje em dia o Cabernet Sauvignon é visto como o ouro da vinicultura, valioso e altamente considerado, esta casta dá-se particularmente bem em solos arenosos.

Alter do Chão - Portugal

©

2020 Herdade Papa Leite | Todos os direitos reservados